sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Da cor do mar...

Tarde de sol. Os passos deixavam para trás o dia desgastante. O rosto pesava pelo cansaço, a respiração pedia calma. O cérebro, tão atordoado com tantas vozes e tantos afazeres, parou. Fixou-se numa figura que descia da forma mais delicada que a debilitação na perna, apoiada por uma singela bengala, lhe permitia. A retina mirou bem aquela senhora. Na proximidade, um pouco longe talvez, de seus 50 anos, ela descia a avenida, enquanto eu subia. Desconsertou-me seu sorriso tão bem colocado na face, leve, muito leve. Como se a vida fosse mesmo da cor do fundo de seu vestido, quase por um todo, azul. Parecia haver ali toda a paz do mundo, sorria delicadamente como se não escutasse o trânsito, como se sua dificuldade física não existisse. Apenas sorria, com a cabeça alteando levemente o queixo, com uma elegante superioridade às dores do mundo, às próprias dores. Envergonhei-me. Pareci diminuir bruscamente de tamanho pela vergonha. Um pontinho constrangido por maldizer tanto o dia, os telefonemas aborrecidos, ter que subir aquela avenida todos os dias, em pleno estado físico, ô exagerado desânimo, praguejava. E aquela senhora leve, arrastando uma das pernas com o apoio de uma bengala, como se arrastasse uma pluma, descia. Por quantas subidas tinha passado com o seu leve sorriso? Ensinando outros a reclamarem menos, a observarem mais o céu, o azul, a beleza, a leveza, a sorrir.

Este texto é apenas pra registrar este dia, aconteceu esta semana, e ainda me enche os pulmões, em tom de alívio, saber que mesmo esta minha vida assim aparentemente tão corriqueira, reserva surpresas, dos mais inesperados lugares, das mais inesperadas pessoas. Obrigada.
Eu não a conheço, eu só a vi esta única vez, num dia que eu queria ser engolida pela terra. Mas cá deixastes uma lição, pela idade, estado físico, a juventude a abraçou e não abandonou mais, e acima de tudo pelo seu tão singelo e leve sorriso. Agradeço. E que assim seja, amém. Porque de alguma forma é dádiva, digo mais: é dom. ---------- Michelle.